sábado, 3 de novembro de 2012

Quem não se comunica...

... se trumbica!

E essa máxima, que é regra desde sempre, ganha ainda mais sentido no mundo moderno. A comunicação é fundamental para que as empresas cresçam, os relacionamentos evoluam, os profissionais apareçam,  os produtos sejam vendidos etc. etc.

Essa necessidade de trocar fez com que os meios de comunicação evoluíssem de maneira impressionante. Os canais de mídia social são um exemplo de como um fato pode ser repercutido de maneira ampla e rápida. Ainda estamos entendendo as mudanças pelas quais esse segmento vem passando, e desta forma ainda não sabemos exatamente como usar os canais de mídia social, que hoje pautam jornais, demitem, criam celebridades, denunciam, debocham, divulgam causas, expõem pessoas... Não tivemos tempo de digerir tudo, mas é claro que a rapidez com que uma notícia pode atingir milhões de pessoas nos deixou, de certa forma, vulneráveis.

Facebook é um forte canal de mídia social
E vulneráveis em vários aspectos: o erro pode ser imperdoável, no caso de uma empresa, a exposição pode ser fatal, no caso de pessoa física, e a má interpretação pode ser unânime em qualquer circunstância. E por estas razões que o cuidado na hora de postar alguma coisa em um canal de comunicação deve ser cada vez maior, seja no site de uma empresa ou no Twitter pessoal.

Posts feitos no impulso podem expor, e muito, o usuário do Twitter

Diante disso tudo,o  trabalho dos profissionais de comunicação se tornou imprescindível para as grandes empresas e organizações, governamentais ou não. Administrar a maneira como a informação chega ao público alvo é tão importante quanto a informação em si. Mas infelizmente, para muitas empresas a área de comunicação ainda é irrelevante e pouco valorizada. Tal fato vem dificultando alguns processos, e selecionando de maneira bem agressiva quem ganha e quem perde espaço nos mais distintos mercados.

A área de comunicação de uma empresa, organização etc. não tem como objetivo apenas divulgar a boa imagem, promover notinhas para apresentar pessoas e produtos, serviços, ações, entre outros. O setor tem, além disso tudo, a importante tarefa de informar o público alvo de maneira correta e por meio da linguagem adequada. Hoje em dia não adianta não comunicar, pois todo e qualquer fato será, de alguma maneira, "descoberto" pelos interessados ou pelos curiosos de plantão. Atualmente qualquer celular, por mais simples que seja, grava, tira fotos, registra e dá acesso às mídias sociais. Então é óbvio que a estratégia não é calar, parar, fugir, omitir... mas sim comunicar o fato, seja ele positivo ou negativo, com a máxima clareza, coerência e segurança. Esta é a melhor forma de se posicionar e de não deixar que as pessoas tirem suas próprias conclusões por conta de notícias divulgadas por meios não oficiais.

Os bons resultados nunca estarão distantes da comunicação se ela for bem trabalhada, tanto internamente como externamente. A comunicação é uma área estratégica, cujo suporte pode ser definitivo em muitos casos de sucesso ou em situações de crise. O problema está na compreensão disso e no bom uso das ferramentas, assim como dos canais disponíveis. Não dá pra ignorar a evolução e a velocidade que uma notícia pode ganhar, por isso todo o cuidado é pouco e o profissionalismo fundamental!


Um comentário:

  1. Muito importante. Melhor divulgar a notícia corretamente, qualquer que seja, que vê-la circulando de forma deturpada.

    ResponderExcluir