domingo, 11 de março de 2012

Amigos...

Amizades são tão importantes quanto a saúde. Sim, porque não há coisa mais saudável e confortante que ter amigos para dividir alegrias, tristezas, dúvidas, decisões, conquistas, medos... Amigos às vezes são mais presentes na nossa vida que a família. E isso é simples de explicar, pois eles fazem parte das nossas escolhas aqui, e geralmente queremos que estejam sempre por perto.
Os amigos acompanham a nossa história. Cada um do seu jeito, é claro, mas todos fundamentais para o desenvolvimento dela. Alguns participam apenas de um ou outro capítulo, já outros nos ajudam a escrever todos eles, ou pelo menos os mais marcantes ... Alguns ficam bem próximos, enquanto outros estão mais distantes...  o que não significa que estejam ausentes.
E quando identificamos que a distância não é uma ausência? Quando nos reencontramos e nos rendemos à intimidade, ao carinho, à cumplicidade, à saudade, às lembranças ... Essas emoções são tão evidentes, e a sensação de tê-las é boa demais!
Muitas vezes nos afastamos de amigos próximos... e as razões podem ser as mais distintas possíveis, como mudança de país, de bairro, de vida, de emprego, uma separação, uma dor que nos isola, uma diferença, um momento ... Isso não importa quando nos reencontramos e somos invadidos pela vontade de saber o que perdemos, assim como pela ânsia de dar palpite, de perguntar, de fazer parte.
A vida se move o tempo todo, e os movimentos são rápidos, bruscos... mas apesar disso, sentimentos puros perduram e renascem intensos à medida que são estimulados... E sempre que isso acontece, me pergunto em alto e bom tom: o que seria de mim sem meus amigos?

2 comentários: