sexta-feira, 9 de março de 2012

Assessoria de imprensa: trabalho sério, que deve ser levado a sério

Muita gente ainda acha que assessoria de imprensa é um trabalho fácil, que não deve estar entre as prioridades da empresa. Afinal, pensam eles, qualquer funcionário da área de marketing pode mandar um "release" para os jornalistas, convidar os profissionais para um evento, sugerir notinhas e conseguir matérias. E são exatamente essas pessoas que reclamam dos resultados, que se expõem em situações de risco etc.
Alguns decidem contratar uma assessoria de imprensa e chegam com uma expectativa maior que realidade: matéria de várias páginas na revista X, capa no jornal Y, chamada no telejornal XY e assim por diante. Na cabeça deles, o investimento tem que ser justificado de maneira ampla, com uma cobrança que muitas vezes cria um sério problema entre o cliente e o assessor.  Já outros, querem ter um profissional da área à sua disposição mas não valorizam de maneira adequada, achando  que não vale a pena investir muito por ele.
Felizmente muitas empresas estão entendendo melhor o papel da assessoria de imprensa, e buscando nela um suporte maior na área de comunicação. Este entendimento ajuda muito nos resultados, pois a assessoria precisa de espaço para cuidar da imagem da empresa, investir no relacionamento com a mídia em geral, criar projetos que rendam uma boa matéria e tragam a tão esperada exposição do produto ou da empresa na imprensa. A comunicação clara e direta com o jornalista gera um bom retorno do público, pois é este profissional que vai transmitir suas ideias, o objetivo do seu projeto, a proposta do seu produto ou a filosofia da sua empresa/organização. A divulgação de releases, informativos, entre outros, deve ser feita de maneira correta, com o texto falando a linguagem da editoria para a qual o material será dirigido. Não basta achar que o fato é notícia e pronto. É preciso saber como e para quem divulga-lá.
O assessor de imprensa deve estar preparado para contornar crises que possam expor a empresa de forma negativa na mídia, deve conhecer bem os veículos e seus perfis, identificando oportunidades e sabendo a maneira correta de abordar cada um deles. Ele também tem que saber avaliar o que é e o que não é notícia, podendo muitas vezes frustrar o cliente, que não raramente quer fazer uma coletiva de imprensa mesmo sem ter um anúncio que estimule o jornalistas a sair da redação para o encontro. A comunicação correta entre as empresas e seus públicos é o melhor caminho para o sucesso, e é dentro desta proposta que a assessoria de imprensa atua em qualquer área - política, econômica, turística, governamental, não governamental, automobilística, esportiva, cultural etc.
Esse é um assunto longo e cheio de subtítulos, né?

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